Criar uma Loja Virtual Grátis






Perigos da escova progressiva

Perigos da escova progressiva

Escova progressiva: mocinha ou vilã?

 

Joanna Garcia

 

Homem ou mulher, jovem ou mais velho, certamente você já ouviu falar do fenômeno da escova progressiva. E até então, o que você deve saber que esse “boom” parecia ter efeito positivo. Mulheres, que até outro dia estavam radiantes com cabelos alisados pela técnica com formol, agora estão insatisfeitas. Na verdade, essa reviravolta de amor e ódio ocorreu pelos efeitos negativos que apareceram a longo prazo: a queda excessiva de cabelos e lesões no couro cabeludo – ambos frutos do uso e abuso da solução.

 

O problema piora quando você descobre que a recuperação dos danos causados pelo formol custa muito mais do que a própria escova progressiva. Os efeitos milagrosos nas madeixas com o modismo eram realizados, em média, por R$150, durando ate três meses. No entanto, o tratamento para melhorar os danos é composto por muitas sessões, e cada uma delas tem o valor de R$120.  

 

Provavelmente a questão que passa pela sua cabeça é também a de muitas outras pessoas. O momento do "boom" da escova progressiva trouxe alegria na vida daquelas que brigavam com a rebeldia de seus cabelos. Porém, nem tudo são flores. Junto a isso, foi deixado claro que o uso do formol era prejudicial à saúde. O entusiasmo era tanto que muitas mulheres nem pensaram duas vezes e optaram por ficar belas antes de pensar na própria saúde que estava em jogo. Em alguns salões, via-se a preocupação de explicar aos clientes que o formol tinha algumas contra-indicações. Muitas sabiam do risco e enfrentaram o problema de frente, fazendo a escova. Algumas desistiram no caminho quando souberam dos possíveis danos. 

 

Depois de repetidas sessões, realizadas, normalmente de três em três meses, há quem esteja satisfeita com o resultado. Há, porém, um grande número de mulheres que está desesperada, sem saber o que fazer. O primeiro passo para restaurar os fios estragados com a obsessão da escova progressiva é manter a calma e procurar um especialista no assunto. Com ele, você irá passar por um tratamento a base de nutrição, estimulação elétrica e oxigenação com laser, em procedimentos semanais, e que podem levar até meses.

 

Na Clínica Juvenesse, na Barra, 70% das clientes da terapeuta capilar Paula Clemente são vítimas do formol. De acordo com ela, um dos motivos que levaram à queda de cabelos é a alta concentração de queratina que, depois da aplicação, fica por três dias nos cabelos, sem lavagem.

 

Muitas teorias a respeito da escova progressiva perpassaram nossas vidas nesses últimos meses. Uns acreditam no seu poder positivo, enquanto outros optam por analisar seus riscos à saúde. O fato é que a obsessão do método deixou algumas pessoas insatisfeitas alguns meses depois e agora se preocupam com o futuro. Você fez escova progressiva e deu tudo certo? Que bom! Então deixe seu recado sobre sua opinião no site. Caso não tenha feito e acredite que possa ter efeitos negativos, conte-nos seus medos e receios.

 

O que fica como dica é: procure um especialista, tanto cabeleireiros quanto terapeutas capilares. Eles te explicarão o que fazer e o que não fazer. Não ouça apenas uma opinião, tente se informar sobre o tema.